1980 - Atualmente
Surgimento do PC (Personal Computer)
Depois dos dinossauros da década de 70, os computadores pessoais finalmente começaram a atingir um nível de desenvolvimento suficiente para permitir o uso de aplicativos sérios. Surgiram então os primeiros aplicativos de processamento de texto, planilhas, e até mesmo programas de editoração e desenho. O primeiro PC foi lançado pela IBM em 1981 e tinha uma configuração bastante modesta, com apenas 64 KB de memória, dois drives de disquetes de 5¼, um monitor MDA somente texto (existia a opção de comprar um monitor CGA) e sem disco rígido. O preço também era salgado, 4000 dólares da época.
Surgimento do DOS (Disk Operation System)
Dentro da História da computação é considerado por alguns como sendo o produto que decidiu o destino da então minúscula Microsoft, o MS-DOS foi sucedido por duas linhas de produtos: o OS/2 e o Windows 3.11. O desenvolvimento destes sistemas operacionais (e do Windows NT) pode ser considerado como decisivo na evolução da informática nas décadas 80 e 90.
Foi originalmente desenvolvido por Tim Paterson da Seattle Computer Products sob o nome de QDOS (Quick and Dirty Operating System, que em português significa Sistema operacional rápido e de baixa qualidade), sendo uma variação do CP/M-80 da Digital Research.
O QDOS era apenas um produto interno criado para testar uma nova placa com UCP 8086. Também não rodava nas CPUs 8080 (ou compatíveis) exigidas pelo CP/M-80. A Microsoft licenciou-o da SCP, fez algumas modificações e licenciou-o posteriormente à IBM (vendido como PC-DOS) para seu novo 'PC' usando a CPU 8088 (que internamente era idêntica à 8086), e a vários outros fabricantes de hardware, vendido então como MS-DOS.
Expansão da Internet
A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços online contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas online dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.
Inteligencia Artificial
A inteligência artificial (IA) é uma área de pesquisa da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional do ser humano de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente. Também pode ser definida como o ramo da ciência da computação que se ocupa do comportamento inteligente,ou ainda, o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor.
O principal objetivo dos sistemas de IA (inteligência artificial), é executar funções que, caso um ser humano fosse executar, seriam consideradas inteligentes. É um conceito amplo, e que recebe tantas definições quanto damos significados diferentes à palavra Inteligência.
Podemos pensar em algumas características básicas desses sistemas, como a capacidade de raciocínio (aplicar regras lógicas a um conjunto de dados disponíveis para chegar a uma conclusão), aprendizagem (aprender com os erros e acertos de forma a no futuro agir de maneira mais eficaz), reconhecer padrões (tanto padrões visuais e sensoriais, como também padrões de comportamento) e inferência (capacidade de conseguir aplicar o raciocínio nas situações do nosso cotidiano).
Sistemas Operacionais de Interface Gráfica
Sistemas Operacionais de Interface Gráfica é um conceito da forma de interação entre o usuário do computador e um sistema operacional por meio de uma tela ou representação gráfica, visual, com desenhos, imagens, etc. Geralmente é entendido como a “tela”. A interface gráfica do Windows por exemplo, pode ser entendida como o conjunto da barra de tarefas com a área de trabalho e o menu Iniciar. A interface de um programa é a sua tela, o seu modo de dispor as coisas na tela. Não é tão complicado entender.
Ao ouvir que um sistema operacional teve melhorias na interface, quer dizer que a tela dele foi alterada, por exemplo, mudando as posições dos botões, menus e itens diversos – geralmente tornando o uso do programa mais fácil.
Arquiteturas Paralelas
Com as limitações impostas pelos materiais utilizados na construção de processadores, viu que não se podeira aumentar indefinidamente a frequência dos processadores para ganhar desempenho. Partiu - se para outras abordagens, como a paralelização. O paralelismo computacional é uma forma pela qual a demanda é suprida através do uso simultâneo de recursos como processadores para solução de um problema. Sobre a limitações técnica de se construir um computador com um único processador cujo período seja de, por exemplo 0,001 ns, uma máquina com 100 processadores com período de 1 ns cada é perfeitamente possível de ser construída, a potência computacional de ambas é semelhante.
O paralelismo tem vários níveis: de instrução, de dados e de tarefas. No nível das instruções, por exemplo, os projetos pipeline e superescalar podem ser usados para aumentar a performance de um fator em torno de 10, quando comparados aos projetos puramente sequenciais. Porém, para aumentar esse fator tem-se utilizado replicar processadores inteiros, ou no mínimo partes substanciais de processadores, fazendo com que trabalhem juntos, de maneira eficiente.
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